Programa produzido pela equipe do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática da USP reúne pacientes e especialistas para tratar de temas pouco explorados, como gestação, sexualidade e barreira profissionais (foto: Csaba Nagy/Pixabay)
O Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat) e a Rede Amparo lançaram o podcast Vivo com Parkinson. Disponível nas principais plataformas de streaming, a produção em áudio tem como objetivo promover a qualidade de vida entre os portadores da doença.
O NeuroMat é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade de São Paulo (USP). A Rede Amparo é uma iniciativa do NeuroMat para promover a melhora na qualidade de vida de pessoas vivendo com Parkinson e de seus familiares.
O programa conta com a participação de pacientes de diferentes regiões do Brasil, bem como de especialistas no tema, que comentam vários aspectos relacionados à doença.
Alinhado com a proposta de inovação e divulgação científica do NeuroMat, o podcast busca ir além dos aspectos biológicos da doença, colocando em primeiro plano as histórias dos pacientes. Cada episódio terá um tema especial e pouco debatido, como gestação, sexualidade, preconceito e as barreiras profissionais relacionadas à doença.
A primeira temporada é apresentada pela jornalista Carolina Salles Carvalho, que tem bolsa FAPESP de Jornalismo Científico, e pela fisioterapeuta, professora da USP e pesquisadora associada do NeuroMat, Maria Elisa Pimentel Piemonte.
Os episódios do podcast estão disponíveis no Spotify, Google Podcast, Deezer, Stitcher e Castbox.
Notícia retirada do site da Agencia FAPESP