Ranking World’s Best Hospitals 2022 da revista “Newsweek” classificou serviços de hospitais líderes em mais de 20 países
Prédios do complexo do Hospital das Clínicas em São Paulo – Foto: Divulgação/EEP HC-FMUSP
Seis serviços de especialidades médicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) estão entre os 200 melhores do mundo de acordo com o ranking anual The World’s Best Specialized Hospitals 2022, da revista americana Newsweek. A classificação é realizada com base em serviços de hospitais líderes em mais de 20 países.
Neste ano a publicação passou a incluir o ranking dos 200 melhores hospitais globais em nove categorias, ante seis do ano passado, com as instituições avaliadas entre os meses de agosto e junho de 2021. O HC-FMUSP é citado entre os 50 primeiros colocados e o melhor na América Latina nas especialidades de neurologia, com o 22º lugar; cardiologia, em 24º; e cirurgia cardíaca, em 38º. O hospital também aparece entre os 200 melhores do mundo em ortopedia (52º lugar), neurocirurgia (73º) e oncologia (99º).
“É com enorme satisfação que recebemos novamente esse reconhecimento. O HC sempre tem sido citado nos rankings da Newsweek, o que só comprova a referência mundial que representa para a medicina. Parabéns aos profissionais do HC que, mesmo num período tão desafiador, conseguiram manter a excelência e qualidade na assistência”, afirmou o superintendente do HC-FMUSP, Antonio José Rodrigues Pereira.
O World’s Best Hospitals utiliza metodologia baseada em três principais dados para a avaliação: recomendações hospitalares de mais de 40 mil profissionais de saúde (médicos, gerentes hospitalares e outros); experiência do paciente (satisfação dos pacientes); e os chamados KPIs médicos (indicadores de segurança do paciente, medidas de higiene e qualidade do tratamento).
Confira a classificação completa por especialidade
Texto adaptado do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do HC-FMUSP
Noticia retirada do site do Jornal da USP