Voltados a profissionais com formação na área da saúde, há cursos gratuitos de mestrado, doutorado, residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento
Cirurgia ortognática realizada no Centro Cirúrgico do HRAC-USP – Foto: Márcio Antonio da Silva, HRAC-USP
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP em Bauru está com processos seletivos abertos para diversos cursos de pós-graduação stricto e lato sensu. São 141 vagas para cursos de mestrado, doutorado, residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento, todos gratuitos. Os cursos são voltados a profissionais com formação na área da saúde e áreas afins.
As inscrições serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro, conforme o curso, e as atividades de todos os cursos têm início em 2022. A duração, carga horária e cronograma do processo seletivo também variam de acordo com o curso.
MESTRADO E DOUTORADO
Para o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, área de concentração em Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas, são oferecidas 30 vagas (16 para mestrado e 14 para doutorado).
Único no País e no mundo em sua área de concentração, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do HRAC tem nota 5 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que representa nível de excelência em itens como formação dos mestrandos e doutorandos, qualificação do corpo docente, pesquisa, produção cientifica e captação de fomento.
Os candidatos devem ter: formação superior compatível com as linhas de pesquisa do programa; disponibilidade presencial para as atividades de pesquisa e disciplinas do curso – que poderão ser programadas nos períodos da manhã, tarde e/ou noite –, incluindo atividades ambulatoriais ou assistenciais no HRAC-USP; proficiência em língua inglesa; além de artigo aceito para publicação ou publicado em periódico nos últimos cinco anos (para candidatos ao doutorado).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico disponível neste link, até as 17 horas do dia 24 de janeiro de 2022. Não será cobrada taxa de inscrição.
O processo seletivo será realizado no formato on-line, nos dias 10 e 11 de março. A seleção será composta de prova específica dissertativa e discussão e análise curricular, por meio de plataformas on-line. Para os candidatos que não tenham certificado de proficiência, haverá prova de língua inglesa no dia 28 de janeiro, também por meio de plataforma on-line.
O edital completo, formulário de inscrição, súmula curricular e relação de orientadores estão disponíveis aqui . Mais informações pelo e-mail secpghrac@usp.br.
ESPECIALIZAÇÕES EM ODONTOLOGIA
As Especializações em Odontologia oferecem ao todo 54 vagas, para as áreas de Dentística (10), Endodontia (6), Odontopediatria (6), Periodontia (10), Prótese Dentária (12) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (10).
Com duração de dois anos, os cursos serão oferecidos de março de 2022 a fevereiro de 2024 e os processos seletivos não têm taxa de inscrição. As cargas horárias variam entre 24 e 40 horas semanais, conforme o curso. As inscrições serão recebidas até o dia 17 de janeiro, exclusivamente via Sistema Apolo USP. Os candidatos devem ter graduação em Odontologia.
Os processos seletivos terão fases presenciais, sendo compostos de provas específicas teóricas, práticas e/ou de proficiência em inglês (conforme o curso), além de análise curricular. As provas serão realizadas em salas de aula da Pós-Graduação do HRAC, no final de janeiro e início de fevereiro de 2022.
PRÁTICAS PROFISSIONALIZANTES
O HRAC oferece 46 vagas de Práticas Profissionalizantes nas áreas de Medicina, Fonoaudiologia e Odontologia.
Na área médica, a Prática Profissionalizante em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis oferece três vagas, com inscrições até o dia 17 de janeiro. A Prática Profissionalizante em Rinologia tem uma vaga e as inscrições podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro. Para ambos os cursos, os candidatos dever ser graduados em Medicina, com residência concluída em Otorrinolaringologia. Com cargas horárias de 40 horas semanais, as duas Práticas Profissionalizantes têm duração de um ano.
Na área de Fonoaudiologia, são três vagas para a Prática Profissionalizante em Implante Coclear (carga horária semanal de 24 horas) e duas vagas para a Prática Profissionalizante em Próteses Auditivas Implantáveis (carga horária de 16 horas por semana), com inscrições até o dia 17 de janeiro. Os dois cursos têm duração de um ano e os candidatos devem ter graduação em Fonoaudiologia.
Na área de Odontologia, são oferecidas Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (3 vagas), Dentística (2), Endodontia (8), Odontopediatria (sete para 16 horas semanais e duas para 28 horas semanais), Periodontia (8), Prótese Dentária (5) e Radiologia Odontológica e Imaginologia (2). Os candidatos devem ser graduados em Odontologia e, para as Práticas Profissionalizantes em Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia também devem ter especialização nas respectivas áreas. As inscrições serão realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, de acordo com o curso. As cargas horárias também variam entre 16 e 40 horas semanais, e a duração, entre dois meses e um ano, conforme o curso.
Para todas as Práticas Profissionalizantes, as inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP e os processos seletivos ocorrerão em fevereiro de 2022.
APERFEICOAMENTO
O HRAC-USP oferece ainda o Aperfeiçoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptora, com 10 vagas para candidatos graduados em Odontologia. O curso terá duração de um ano, com carga horária semanal de 32 horas. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema Apolo USP, até o dia 1º de fevereiro.
A seleção será realizada em sala da Pós-Graduação do HRAC, no dia 9 de fevereiro, e constará de prova teórica de conhecimentos específicos de Ortodontia e Fissuras Labiopalatinas, prova prática de Ortodontia e análise curricular.
RESIDÊNCIA MÉDICA
A Residência Médica em Cirurgia Craniomaxilofacial conta com uma vaga e os candidatos devem ser graduados em Medicina com residência médica concluída em Cirurgia Plástica, Otorrinolaringologia e/ou Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC), a Residência terá duração de um ano. As inscrições serão realizadas via Sistema Apolo USP, até 4 de fevereiro. A prova objetiva, prova prática e análise curricular ocorrerão no dia 10/2/2022, no HRAC-USP. O edital completo está disponível no Diário Oficial do Estado.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Os editais e todos os detalhes das residências médicas, especializações, práticas profissionalizantes e aperfeiçoamento podem ser consultados aqui. O HRAC fica na Rua Sílvio Marchione, 3-20, Vila Universitária, Bauru (SP). Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail saac@usp.br.
CENTRO DE LIDERANÇA E EXCELÊNCIA
Instituição pública mantida com recursos da USP, do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênios institucionais, o HRAC foi fundado em 24/6/1967. Pioneiro no País, é referência mundial no tratamento e pesquisa das anomalias craniofaciais, síndromes associadas e deficiência auditiva. Nesses 54 anos, registra mais de 122 mil pacientes já atendidos (sendo 52 ativos), de todo o Brasil, e já formou cerca de 1.700 mestres, doutores, especialistas e outros profissionais em cursos de extensão universitária. Em 2021, o HRAC foi estabelecido como o primeiro Centro de Liderança em Fissuras Labiopalatinas no Brasil pela Smile Train – maior organização do mundo dedicada à causa da fissura –, servindo como núcleo para o tratamento e treinamento profissional na área.
Texto: Tiago Rodella, Assessoria de Imprensa do HRAC
Notícia retirada do Jornal da USP