23/03/2022

Duvidas e novidades em relação a Declaração de Imposto de Renda


Assim como em anos anteriores, novamente chegou a hora de realizar a Declaração Anual de Imposto de Renda (IRPF) para o ano de 2022. O prazo para apresentação se iniciou em 07 de março e tem seu término previso para 29 de abril de 2022.


Este ano temos diversas novidades em relação aos anos anteriores, com a possibilidade inclusive de utilização de PIX, conforme listamos abaixo:


(i) Pré-preenchimento - Agora você pode iniciar a declaração pré-preenchida em todas as plataformas, acessando com a conta gov.br de nível prata ou ouro.


(ii) PIX – Além de código de barras, as DARFS possuem QRCODE e podem ser pagas através de PIX. Ainda nesse sentido, as restituições poderão ser realizadas também através da chave PIX do titular quando indicada;


(iii) Aplicativo – Com o APP “Meu Imposto de Renda”, acessando a conta gov.br de nível ouro ou prata, é possível consultar pendências e dívidas, emitir DARF e utilizar outros serviços pelo celular ou tablet;


(iv) Dependentes - Possibilidade de informar e-mail e celular e obrigação de informar se o dependente mora com o titular. A confirmação atualiza o endereço no CPF do dependente;


(v) Bens e Direitos - Criação de grupos, extinção de códigos não utilizados, possibilidade de informar rendimentos, obrigatoriedade do RENAVAM e alerta sobre registro para embarcações e aeronaves.


A Declaração dessa vez poderá ser feita através da instalação de um (i) programa específico em seu computador, (ii) pela internet de maneira online com uma conta gov.br com nível prata ou ouro de segurança, ou ainda (iii) pelo celular ou tablet através de aplicativo.


Apesar de todas as funcionalidades que a tecnologia vem incorporando ao modelo de declaração, um dos principais desafios para os médicos quanto ao preenchimento diz respeito à quantidade de informações exigidas, uma vez que a atividade médica pode possuir remunerações distintas, dependendo do formato de contratação ou modelo de atividade do médico, apresentando tributações complexas recheadas de peculiaridades.


Dada a quantidade de novidades é prudente realizar o cruzamento das informações de forma correta, antes mesmo de transmitir a declaração para o Fisco, checando se há eventuais erros, ausência ou equívocos nos dados que dizem respeito aos rendimentos, gastos, dívidas, bens etc.


A Receita Federal em seu site disponibiliza um conjunto de perguntas e respostas como forma de orientar eventuais dúvidas acerca do tema, fato que não exime a necessidade do auxílio de uma consultoria contábil com profissionais experientes que podem auxiliar neste momento de acerto das obrigações junto ao Fisco.


Assim como em sua carreira profissional, a prevenção é fundamental para evitar eventuais equívocos, ou ainda não cair na malha fina da Receita Federal.


 


Esta publicação constou com o auxílio do escritório de contabilidade CCA – consultores associados. Clientes Guardmed tem condições especiais no auxílio de preenchimento de sua Declaração. Para maiores informações acerca do tema acesse o site aqui 

Leia também
Outras notícias

04/03/2024

Musculação melhora sintomas de depressão e ansiedade em idosos, confirma estudo

leia mais

01/02/2024

Fatores que aumentam o risco de fragilidade na velhice são diferentes entre homens e mulheres

leia mais

23/01/2024

Cápsulas endoscópicas: vantagens e desvantagens da tecnologia que o paciente ingere

leia mais
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.