[vc_row][vc_column][vc_column_text]
Ações por erro médico aumentam em 5 vezes no Estado de São Paulo
Segundo o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), o numero de processos envolvendo casos relacionados ao tema erro médico em primeira instância, aumentou 5 vezes no período de 2016 a 2019. Nos últimos 3 anos, foram mais de 6.000 casos que foram ajuizados junto aos Fóruns das Comarcas daquele Tribunal.
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), na condição de entidade responsável pelo papel de investigar todas as possíveis infrações éticas do médico e impor penas disciplinares, atuando como protetor do paciente e da sociedade dos maus profissionais, mostrou um número relevante de 1428 denúncias por negligência/imprudência/imperícia no mesmo período, com 5 (cinco) casos que culminaram inclusive na punição máxima de cassação do registro profissional. As especialidades com maior número de ocorrências foram Clínica Médica, Ortopedia e Ginecologia e Obstetrícia.
Para o Presidente do Cremesp, Dr. Mario Jorge Tsuchyia, o resultado apresentado reflete uma questão muito delicada e complexa, uma vez que leva em conta desde a estrutura da politica de atendimento da saúde no país, até a formação profissional, representado pelo aumento de escolas médicas, que hoje no Brasil totalizam 340 cursos, definido como um "fenômeno que assusta o mundo inteiro".
O mesmo complementa a necessidade de se atentar aos diversos estudantes de medicina que estão na fronteira do país, em faculdades espalhadas por países como Bolívia, Peru e Paraguai, sendo necessária uma política de revalidação de diploma, para prática da medicina por estes estudantes quando retornarem ao Brasil.
Processos por Erro Médico em números (Fonte TJSP)
2016 - 370 processos
2017 - 1893 processos
2018 - 1727 processos
2019 - 2080 processos
Noticia retirada do site da Globonews
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]